Transformando o tratamento oncopediátrico no Norte de Minas
7 de agosto de 2024

Quem vê o sorriso da Ana Vitória, de apenas 5 anos, não imagina os inúmeros desafios que ela já enfrentou. Após um diagnóstico incorreto e vários procedimentos, Ana perdeu o movimento de suas pernas. Foram meses de incertezas até o diagnóstico final de Leucemia Linfoblástica Aguda. É para reduzir casos como o da Ana Vitória que a Fundação Sara e a Santa Casa de Montes Claros estão construindo o primeiro Hospital de câncer infantil do Norte de Minas.

O objetivo do Hospital de Câncer Sara Albuquerque é ser um centro de referência exclusivo para crianças com câncer em Montes Claros/MG e região, proporcionando melhores condições de tratamento, com uma equipe especializada. “Se tivéssemos tido acesso a um centro especializado desde o início, nossa jornada teria sido menos dolorosa. A construção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque é essencial para que outras famílias não passem pelo que passamos e para que mais crianças tenham um diagnóstico rápido e um tratamento eficaz“, destaca Maria Aparecida Soares, mãe de Ana Vitória.

Com a construção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o atendimento a crianças e adolescentes com câncer, como Ana Vitória, será migrado das atuais instalações da Santa Casa de Montes Claros para um espaço lúdico e com equipe especializada em câncer infantojuvenil. Garantindo um tratamento de alta qualidade, com atendimento integral e humanizado às crianças, buscando aumentar, não apenas as chances de cura, mas também a qualidade de vida.

A OBRA NÃO PODE PARAR

O Hospital de Câncer Sara Albuquerque está sendo construído em um terreno de cerca de 1.200 m², na Rua Tiradentes, nº 770, no Centro de Montes Claros/MG. A obra, estimada em R$8 milhões, contará com 11 leitos para quimioterapia, um leito de isolamento, três apartamentos, cinco consultórios, ambulatório, sala de procedimentos, brinquedoteca, sala de reabilitação e espaço família.

Iniciada em outubro de 2022, a primeira fase da obra foi concluída graças ao apoio financeiro e ao engajamento da comunidade e empresários, que acreditaram no projeto e contribuíram de forma significativa. Nesta etapa, foram realizados serviços de terraplenagem e infraestrutura básica, e foram gastos aproximadamente R$2.700.000,00 (dois milhões e setecentos mil reais).

Apesar do progresso importante, ainda restam etapas cruciais para que o hospital possa começar a funcionar e atender as crianças e adolescentes que precisam de tratamento oncológico. A próxima fase da obra está avaliada em R$5.000.000,00 (cinco milhões de reais) e inclui o acabamento, como revestimento, portas e janelas, elevador, alvenaria, instalações, louças e metais, gesso e pintura.

Embora o desafio seja grande, a Fundação Sara, responsável pela captação do valor da obra, acredita na força e na solidariedade da comunidade e de doadores comprometidos com a causa. Por isso, deu início à nova campanha do Hospital, com tema “A obra não pode parar”. A iniciativa visa mobilizar a população para dar continuidade ao projeto e arrecadar mais recursos para finalizar a obra. A conclusão do Hospital de Câncer Sara Albuquerque representará uma nova realidade para o tratamento oncopediátrico no Norte de Minas Gerais, assim como um compromisso com a vida e a saúde de centenas de crianças e adolescentes.

Como contribuir:

As doações podem ser feitas por cartão de crédito, PIX ou boleto bancário diretamente pelo site www.fundacaosara.org.br/ajude. Toda contribuição, independentemente do valor, é essencial para a continuidade desta grande obra.

Para mais informações sobre a campanha e a construção do hospital, entre em contato conosco no telefone (38) 3214-5500, WhatsApp (38) 9 8829-3042 ou pelo e-mail fundacaosara@fundacaosara.org.br

Sobre a Fundação Sara

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias da região com crianças e adolescentes com câncer. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu. Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a Instituição foi ganhando força. Em 26 anos de atuação, já são mais de 1.500 famílias amparadas.

Sobre a Santa Casa de Montes Claros

A Santa Casa de Montes Claros é considerada o maior hospital do Norte de Minas, com 151 anos de história. A instituição, que foi a primeira Santa Casa no Brasil a receber o Selo ONA Nível III da Organização Nacional de Saúde e Ministério da Saúde, preza pela qualidade e humanização no atendimento de todos que a buscam. Dos 405 leitos disponíveis, 80% são destinados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Assim, somam-se mais de 100 mil procedimentos por mês – ou seja, mais de 1,5 milhões de atendimentos por ano.