Publicações

Para disseminar informação e conhecimento para pais e responsáveis, crianças e adolescente em tratamento e até mesmo para profissionais, a equipe de conhecimento e pesquisa da Fundação Sara desenvolve algumas cartilhas.

Alimentação & câncer

Manter a alimentação saudável é um grande desafio, maior ainda quando se trata de crianças e adolescentes em tratamento.  Esta cartilha traz uma breve descrição sobre a importância da alimentação saudável, orientação  nutricional, além de algumas receitas  simples para se preparar em casa.

Orientações para o cuidado com crianças e adolescentes com câncer

Cartilha desenvolvida para que pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes com câncer possam entender melhor como participar, ativamente, dos cuidados essências e necessários para o sucesso do tratamento.

A escola e o aluno com câncer

Orientações para pais, professores e membros do corpo de atuação escolar sobre o câncer infanto-juvenil, o tratamento e seus efeitos, as possibilidades de cura, bem como de apoio ao aluno em tratamento nas suas atividades escolares e no convívio social. Certamente, o olhar ampliado no cuidado com o aluno em tratamento é um importante instrumento de cura.

Pedrinho - Com-Vivendo com o câncer

Livro direcionado, especi-almente, para as crianças e adolescentes com câncer e seus familiares. Explana alguns dos principais impac-tos do câncer na rotina de vida familiar. O livro é lúdico e tem linguagem simples e acessível.

Sinais e Sintomas

Guia para os profissionais de saúde da atenção primária que, normalmente, são responsáveis pelos primeiros atendimentos do serviço de saúde. A cartilha acompanha um kit, que é disponibilizado pela Fundação Sara aos consultórios médicos da Estratégia Saúde da Família – ESF.